domingo, 12 de setembro de 2010

O Mestre do Nonsense

Nonsense: é uma expressão inglesa que denota algo disparatado, sem nexo. A expressão é utilizada para denotar um estilo característico de humor perturbado e sem sentido, que pode aparecer em diversas artes.



Essa definição de NONSENSE foi retirada da Wikipédia. Decidimos colocar aqui para explicar melhor o que é nonsense, essa expressão inglesa que compõe o título de nosso blog. Pois bem, na mesma página da wikipédia, vemos destaque para dois autores nonsense: Lewis Carroll e Edward Lear. Falaremos do primeiro, pois do segundo receamos não ter muito a falar, devido simplesmente ao desconhecimento sobre sua vida e suas obras.


Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo, Lewis Carrol, ficou mais conhecido por suas obras mais famosas: Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Ele não foi apenas escritor, mas também professor de matemática, apaixonado por lógica (principalmente jogos de palavras como notamos em Alice), e escreveu diversos poemas - a maioria disponível nos livros.

Não vamos aqui nos aprofundar no assunto, pois a intenção não é mergulhar a fundo na vida de Carroll - que esteve metida em certas polêmicas, embora ainda seja tudo um mistério -, mas em seu nonsense fantástico.

Alice é repleto de jogos de palavras, lógica, enigmas e poemas. Certa vez, li em algum lugar que desde uma pessoa "comum" (todos somos especiais a nosso modo, lembrem-se disso!) a um professor de filosofia, matemática, sociologia... Enfim, já deu para percebeu, não? Engloba várias coisas em algo divertido e envolvente. A curiosidade de Alice a impulsiona a conhecer um monte de lugares novos em um país onde tudo é muito exêntrico e todos são, no mínimo, curiosos - se não bizarros!

Apesar de a proposta ser de um livro infantil - ele foi escrito como um presente para a jovem Alice Liddell, que mantinha uma amizade forte com Carroll apesar da diferença de idade (mais ou menos vinte anos) -, o livro chama mais a atenção de adulto que de crianças. Nunca tive muito interesse por Alice quando criança, mas agora o livro se encaixa nos meus preferidos. Na área de infantis, só empata com Peter Pan.

Bom, só lendo mesmo para entender esse universo fantástico que é o País das Maravilhas e Através do Espelho (tenho uma preferência peculiar pelo segundo).


" Tudo tem uma moral - é só encontrá-la" Lewis Carroll


Postado por: Sophia Wright

Nenhum comentário:

Postar um comentário